Saiba Como Lidar com a Menopausa

23/10/2016

Toda senhora que passa pelo climatério, a temporada que antecede a menopausa, sabe de que maneira os sintomas causados pelo desequilíbrio hormonal incomodam. Porém é provável evitar algum desses desconfortos controlando certos maus hábitos.

De olho na dieta

Invista em uma sustento com insignificante teor de gorduras e também de carboidratos, rica em fibras, com fontes naturais de proteína (soja, legumes e também nozes) a fim de ajudar a regular os níveis de insulina no nosso organismo.

sintomas da menopausa na mulher

Exercite-se

Praticar atividades físicas regularmente aumenta a quantidade de hormônios que propiciam a sensação de bem estar, tal e qual dopamina, serotonina e também endorfina, que ficam mais reduzidas no decorrer da menopausa.

Controle o estresse

Yoga, reflexão e também outras práticas de relaxamento (tal como respirar fundo) protegem a função adrenal, responsáveis em regular os níveis de glicose e também dos hormônios sexuais, aumentando a capacidade do ser humano de conviver com o estresse, e também ajudam a diminuir os sintomas nessa temporada, como a irritação e também falta de libido.

No seu dia-a-dia

Adote esses pequenos gestos rotineiros que, praticados diariamente, vão contribuir significativamente para a diminuição dos afrontamentos causados pela menopausa.

  • Parar de fumar.
  • Combata o stress, procurando formas de relaxamento, meditação e descontração.
  • Sorria mais, o sorriso estimula o cérebro a liberar endorfina e serotonina, substâncias que, além de proporcionar sensação de leveza e bem estar,  neutralizam e diminuem os hormônios do estresse.
  • Procure utilizar roupas confeccionadas com fibras naturais (algodão, linho…), prefira roupas largas, de manga curta ou mangas que podem ser levantadas em uma eventual necessidade, decotes em V ou peças que possam ser facilmente desabotoadas no pescoço. De forma a moderar a sensação de sufoco e de ardor, evite tecidos sintéticos (poliéster, nylon…), roupa apertada, golas altas, decotes, jóias e bijuteria muito colada no pescoço.
  • Evite piscinas interiores, saunas, e outros ambientes artificiais e/ou demasiado aquecidos.
  • Procure manter uma vida sexual ativa e regular.

Saiba mais sobre os sintomas da menopausa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *